segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tamando Disponivel da Tela

Eu sei que esse era o gráfico que você estava procurando pra responder todas as suas perguntas sobre o tamanho máximo que o seu aplicativo ou site deveriam ter. Mas a resposta não esta ai pronta nesse gráfico. Na verdade a resposta depende muito mais de você do que, talvez, você possa imaginar.
Assim como mostra a imagem, existe uma variedade muito grande de tamanhos de tela entre os aparelhos. Não é tão simples quando escolher o tamanho indicado pela linha pontilhada sempre, uma vez que fazendo isso dois tamanhos de tela ficariam inviáveis no seu layout.

 (Update)
Aqui estão alguns exemplos de tamanhos de tela de alguns aparelhos:

A resposta correta para o tamanho a ser usado é um duro jogo entre a qualidade da experiência do usuário e a quantidade de dispositivos suportados. Esse é um jogo difícil de ser jogado e depende muito mais da estratégia do seu negocio do que qualquer outra coisa.

Para entender melhor esse jogo eu recomendo fortemente que você leia o livro do Brian Fling, ele é muito esclarecedor nesse ponto e foi de onde saiu a imagem (ou não).

Escolher o tamanho correto da tela e a orientação (horizontal / vertical)  não resolve muita coisa no seu projeto, acredite, mas é um bom ponto de partida para por a mão na massa. Desenvolver aplicações web para celular é bem diferente de desenvolver para desktop. No meu próximo post tentarei abordaras questões de layout e distinções de layout para desktop e moveis.


[Mobile Design & Development]