segunda-feira, 12 de abril de 2010

Identificando o dispositivo do cliente


Bom, talvez não seja tão difícil identificar um dispositivo móvel acessando seu site. Desde que você use a classe IsMobile.

Entrei em contato com o pessoal da phpmobile.com.br, e eles foram gentis em me ceder o direito de publicar o a classe desenvolvida por eles nesse neste blog.

Então, a classe IsMobile se dedica a identificas se o dispositivo acessando o site é um dispositivo movel com base no user agent do browser do dispositivo.Existem exemplos de como utilizar a ferramenta nesse link, assim como o link para download.

Se você não desenvolve em php não tem problema, o código está bem estruturado e você não vais ter dificuldade em pegar a essência e reescrever o código em Java, Ruby ou na sua linguagem predileta.

Porém, nem todos os problemas do mundo são resolvidos por essa ferramenta. A resolução de tela e a capacidade de processamento para java script pode variar muito de um aparelho para o outro. (tremenda falta de consideração com os programadores, por parte dos desenvolvedores dos mini browser. Essa informação poderia estar no user agent de maneira clara)

Mas tá ai um ótimo ponto de partida para descobrir a solução para as outras incógnitas do mundo web.