terça-feira, 5 de outubro de 2010

Encurtando URLs

Tenho tido pouco tempo pro blog, então vou tentar algo diferente. Em vez de um post completo dessa vez vou colocar parte dele, e vou atualizando até ele ficar pronto. O tema desse post vai ser a api para encurtar urls do bit.ly, já que o google ainda não tem a sua api.

Ok, a primeira coisa é identificar quais os requisitos para se usar a api. A documentação pode ser encontrada aqui. O que precisamos saber é que a api é construída em REST e requer uma autenticação. Para conseguir essa autenticação que é o login e a apiKey, vc tem que criar um login no site. Depois de criar o login e fazer login no site basta entrar nesse link http://bit.ly/a/your_api_key/ para saber a sua apiKey.

Agora com o login e o apiKey da pra testar com essa url, por exemplo, http://api.bit.ly/v3/shorten?login={seuLogin}&apiKey={suaApiKey}&longUrl=http://www.cesarscur.com/&format=json

Agora vamos ver como colocar isso no php sem muita dor.

$client = new Zend_Rest_Client('http://api.bit.ly/v3/shorten');
$client->login('{seuLogin}')
   ->apiKey('{suaApiKey}')
   ->longUrl('http://www.cesarscur.com/')
   ->format('xml');
$response = $client->get();

echo $response->url();

Com esse script vc obtém a url encolhida. Para pegar a longUrl de uma shotened ou quantos clicks esse link já recebeu basta dar uma olhada na documentação e segui a mesma lógica!

Usar o bit.ly é muito mais fácil do que criar o próprio. Além de ter todas as vantagens que serviços distribuídos na nuvem tem. Espero que aproveitem esse post \o.